Deixo aqui a dica, que mesmo que a IMTT diga; Voçe pode com o averbamento no C.M , a medida 10 R15, pode colocar qualquer largura de pneu.
Aqui (RAM)pode não ser bem assim!
Pois nem sempre há um consenso entre o IMTT e a D.R.T.T, ou mesmo as Forças Policiais.
Pois temos sempre que ter em conta que o pneu,
nunca pode sair das
suas características construtivas originais (guarda lamas de origem) do veiculo.
Como exemplo temos malta que coloca abas mais largas, para colocar um pneu mais largo e assim poder "albergar" o pneu.
Isso vai contra as características construtivas (de origem) dai que não são validas.
Todos os veículos têm a sua ficha de homologação e e os seus respectivos termos fixados em regulamento, baseados nos provenientes da fábrica.
E como o "mero" cidadão só tem acesso ao seu Livrete, o qual é bastante básico, faz com que suscite muitas duvidas ao ser fiscalizado e não só.
Posso mesmo dar um Exemplo, tenho estas duas medidas averbadas no meu veiculo 215SR15 originais e as averbadas 235/75R15, significa que posso colocar algumas medias em altura, baseado nas originais, mas, para efeitos de IPO, tudo ok, para efeitos de fiscalização, caso os mesmos sigam as características construtivas á risca, ver-se-á que a altura do veiculo poderá ultrapassar a máxima de origem,(o que já joga com as leis da fisica) e para não falarmos que o velocímetro, está regulado para um certo diâmetro de roda (entenda-se roda como conjunto jante/pneu).
Se diminuirmos o tamanho da roda, o velocímetro indicará um velocidade superior á que o veículo circula.
Se aumentar-mos, o velocímetro indica uma velocidade inferior á que o veículo realmente circula.
*Resumindo precisamos de uma enorme revisão geral neste âmbito e um consenso entre Continente e Ilhas que para algumas coisas pertencemos ao mesmo Pais e para outras parece que não.
O mal disto tudo na minha opinião é que seja com IMTT, DRTT, D.G.V.,PSP,GNR...não se regem todos pelo mesmo diploma, baseiam-se num e depois vão adapta-los segundo ás circunstancias mais variadas, passando desde a aprovação de componentes à sinistralidade rodoviária.
É deverás muito complicado e a "nós" que mostram o que está á frente do pano, custa-nos a perceber o que está por de trás do pano, ou seja muitas guerras entre todas estas entidades.
Espero que tenha sido algo elucidativo e que com esta iniciativa de todos os colaboradores consiga averbar umas sapatilhas maiores no meu Black Pearl